quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Insegurança nossa de cada dia!

SEGURANÇA.
Quando ouvimos essa palavra na nossa cabeça é formada uma imagem bem interessante.  Imaginamos no momento exato em que é pronunciada a palavra, um segurança forte, alto, todo de preto, óculos escuros e mau encarados, igual aos seguranças dos artistas famosos. Os camarada parecem um guarda roupas ambulante. Nossa mente preconceituosa nem cogita a possibilidade de esse segurança ser uma mulher. (Eu confio nas mulheres como segurança. Não muito mas, confio!) Imaginamos os caras especialistas em artes marciais, verdadeiros lutadores de MMA ou até mesmo atiradores de elite.
Essa palavra pronunciada por alguém com status elevado passa uma verdadeira sensação de tranquilidade. É como se dissessem:  “ Estou tranquilo, tem alguém que tá sempre olhando para que ninguém bula comigo.” Dá para sentir isso. Pelo menos é a primeira coisa que passa na minha cabeça.  Já quando falamos de uma outra classe social, uma classe um pouco menos favorecida, temos uma parte totalmente contraria a que foi citada acima. Infelizmente o segurança dito por nós pobres mortais, são os “seguranças comunitários” que nos protegem com armas desenvolvidas pela NASA, nos deixam tranquilos como um gatinho dentro da jaula de leões famintos. São estas as armas:
1º Um adesivo pregado na parede do lado de fora, que já identifica que aquela casa está totalmente segura pelos seguranças comunitários.
2º Um pedacinho de pau, que alguns chamam de cassetete. (quando pode possuir)
3º Uma moto ou bicicleta, se andarem de moto ficam buzinando com aquelas buzininhas de sirene. E se forem de bicicleta é com um apito de guarda de transito. Estrategicamente pra informar a qualquer bandido que na tentativa de assalto ele está pronto pra agir com o seu apito ou sua buzina.
Agora quem não se sentiria super tranquilo com toda essa segurança? Quando eu escuto esses barulhos eu já sinto sono. Devido ficar tão tranquilo com a segurança.  Sabendo que posso dormir e ninguém vai me roubar, porque os seguranças estarão prontos com os seus apitos, buzinas, adesivos e cassetetes pra defender a minha casa.
Não pretendo denegrir emprego de ninguém. Pois sei que não é fácil ficar acordado a noite toda, enquanto os outros dormem. Mas pretendo deixar uma reflexão para as empresas que carregam o nome de SEGURANÇA. A palavra já diz tudo. Se vai colocar pessoas pra trabalhar de segurança, capacite-as. Em caso de precisão elas saberão o que fazer.  
Apitos e adesivos não resolvem muito.

Um comentário:

  1. Concordo!
    O vigia aqui da rua ajudou muito ao anotar o número da placa dos ladrões que saíram da minha casa com meus pertences!
    E só!
    '~'

    ResponderExcluir